Lançador de Sopro. O que é isso? – Blowing Launcher. What is it?

Já a algum tempo que aqui no blog fazemos referência aos “Lançadores de Sopro”. Lançador de Sopro? O que é isso?

Em algum lugar do passado, exatamente no post intitulado “Nova categoria para zarabatanas customizadas – “Lançadores de Sopro” – Blow Launcher” (15/07/17) lançamos uma nova categoria de forma que pudêssemos diferenciar as “outras” armas de sopro das “nossas” armas de sopro que a partir de então, deixaram de ser armas de sopro para se tornarem LANÇADORES DE SOPRO.

LANÇADOR DE SOPRO (Blowing Launcher) entre muitas outras nomenclaturas estão sendo criadas nesse movimento (GdS) que visa resgatar a inocente brincadeira de infância que chamamos de “assoprar canudinho” que em sua essência, não pode se perder nem nesta e nem nas futuras gerações.

As outras armas de sopro

As “outras” armas de sopro das quais queremos a diferenciação são aquelas cujos dardos são confeccionados com pontas de metal como por exemplo as zarabatanas profissionais, bem como, também das zarabatanas que são apresentadas para serem utilizadas em atividades mais adultas, radicais ou indígenas como sobrevivência, caça e pesca, mesmo que sua ponta não seja metálica mas que possam estar embebidas em veneno para ação mais efetiva. Não significa que não reconhecemos a importância e o valor dessas atividades, até porque entre nossos objetivos futuros esta o de reforçar a pressão já feita por alguns países, de incluir o Tiro Esportivo da Zarabatana entre os esportes Olímpicos.

Dominam os tutoriais no Youtube as mais variadas zarabatanas do tipo faça você mesmo mas, é facilmente observável que os “tubers” dedicam a maior parte de seus vídeos não a ensinar como se faz a zarabatana que, de fato, é extremamente simples e fácil mas, ao invés disso, perdem muito tempo, e com isso desqualificam o equipamento como brinquedo, quando ensinam a fazer dardos com ponta metálica para serem utilizados em alvos como indefesas frutas, pedaços de papelão, isopor, bexigas.

Considerando que alguns “tubers”  pretendem realmente ensinar como “machucar” ou “matar” uma caça (?),ou ensinar como sobreviver numa selva (?), ou mais futuristicamente falando, deter(?) um zumbi. É, acreditem, a quem se preocupa bastante com zumbis, mas desconfio que, uma zarabatana com dardos com ponta de metal não poderá detê-los, pois eles continuarão atacando mesmo com seus dois olhos atingidos.

 

Mas o que me deixa aflito é que vemos a garotada que ainda não tem nem pelo no “rosto” e mal sabem ler ou falar, cada um “ensinando” como fazer o dardo mais “eficiente”, dedicando muito pouco de seu tempo a construção da zarabatana que é logo esquecida até o momento dos testes de disparo onde, os dardos com ponta metálica, na maioria muito mal feitos, são disparados nas inocentes frutas, pedaços de papelão, etc. É isso ai garotada, incentivo que continuem a fazer seus vídeos, mas estudem também, por favor!

Atualmente o simples mencionar da palavra “Arma”, ainda que de Sopro, faz estremecer muitas pessoas e, concordemos ou não, qual é o pai ou mãe que aceita que seu filho construa e (brinque?) utilize um equipamento que dispara dardos com ponta de metal afiada que podem até ser letais?              Talvez até sim, principalmente aqueles que um dia na infância se divertiram com a inocente brincadeira de “assoprar canudinho”, mas esses serão casos excepcionais.

O movimento Guerreiros do Sopro (GdS) quer mudar isso!

A nossa “arma de sopro”, ops… LANÇADOR DE SOPRO

Você viu?  Você percebeu?    Na verdade, nós estamos falando tão somente dos dardos pois, a zarabatana é só o meio utilizado para expelir aquilo que de fato pode ferir mas, mais do que isso, precisamos orientar e dar responsabilidade para aquele que assopra.

A ZARABATANA é o que é, não podemos mudar isso, ela é a clássica “arma de sopro” e não tem jeito de enquadrar a zarabatana na categoria de Lançador de Sopro.

O que faz então o movimento Guerreiros do Sopro?

Ensina a usar  zarabatana com dardos inofensivos. Ensina e reforça as possibilidades ao se construir uma zarabatana nerf(*) caseira, apontando e demonstrando uma série de vantagens que se pode obter com tal equipamento, como por exemplo:

  • poder utilizá-lo em qualquer ambiente, inclusive dentro de casas ou apartamentos;
  • pode ser usado nas batalhas coletivas que nós do GdS chamamos de ZARABATALHAS (ao invés de Nerf  War ou do abrasileirado Guerra Nerf);
  • permite que crianças menos abastadas possam brincar, em condições de igualdade, com crianças que possuam os caros Lançadores de Dardos Nerf;
  • ensina que um Guerreiro do Sopro tem de evitar vícios que no futuro possam afetar a sua performance como Guerreiro do Sopro (numa introdução que já permite aos pais, orientar a criança a identificar e se afastar de vícios como fumar entre outros);
  • coloca todos num mesmo patamar sejam pais, filhos e amigos e em condições de igualdade na disputa de Tiro ao Alvo pois todos, utilizarão o mesmo equipamento em busca de resultados.

(*) Para quem não sabe, NERF faz referencia aos DARDOS NERF que, feitos de plástico mole e espuma, são inofensivos e amplamente utilizados nos Lançadores de Dardos Nerf, como são conhecidas as arminhas futurísticas que as crianças brincam hoje, que lançam os dardos nerf através de mola ou pressão ou motores alimentados a pilhas e baterias e são extremamente divertidas e usadas por muitos entusiastas, inclusive adultos, como pode ser atestado através de muitos vídeos e blogs nas redes sociais.

Só para reforçar, eu gostaria de apontar pelo menos um link para um vídeo no nosso canal “Guerreiros do Sopro” no Youtube onde fica evidenciado o potencial educacional que esta brincadeira possui. O título do vídeo é “Citando a 1ª diretriz do GdS“. No vídeo  a minha netinha  cita a principal regra do GdS uma vez que esta sendo treinada como Guerreira do Sopro desde os 3 anos de idade.

Mas, a grande sacada do Guerreiros do Sopro esta incutida no seu principal objetivo que é “modernizar a zarabatana” dando uma alternativa de baixo custo e grande precisão aos pais e filhos, dando acesso ao Tiro Esportivo sem ter que recorrer a investimentos na compra de armas mais contundentes que, mesmo não sendo as de fogo, ainda assim podem ser consideradas caras e de uso restrito como por exemplo as Airsoft ou as Paintball e sem falar nos Lançadores de Dardos Nerf que, embora voltadas para crianças, são caros, pouco precisos e não atraem aos pais tanto assim para participar da brincadeira junto a seus filhos.

E é nesse “modernizar a zarabatana” que se aplica a categoria “LANÇADOR DE SOPRO” criada por nós e que faz com que de fato nossos brinquedos de sopro (equipamentos) se tornem visualmente diferenciados das tais “perigosas zarabatanas”

A premissa para a construção de um Lançador de Sopro é a de que a zarabatana, peça básica para a sua construção, utilize obrigatoriamente  dardos e/ou projéteis considerados inofensivos que, podem ser desde canudinhos de papel quando for o caso de se participar de um torneio de Tiro ao Alvo, ou o uso (obrigatório) de dardos nerf quando se desejar participar de uma adrenalizante ZARABATALHA. Neste caso, são também obrigatórios o uso de óculos de segurança para praticamente eliminar qualquer risco de acidentes.

Isso posto, a definição resumida para LANÇADOR DE SOPRO que aparece no  post “Nova categoria para zarabatanas customizadas – “Lançadores de Sopro” – Blow Launcher” é a seguinte:

Lançador de Sopro são zarabatanas customizadas acrescidas de suportes e/ou complementos que as tornem diferenciadas, feitas especificamente para atividades lúdicas incluindo competições individuais ou coletivas, utilizando dardos inofensivos. 

Exemplos e um maior detalhamento dessa definição e dos objetivos de nosso movimento Guerreiros do Sopro podem ser conhecidos através do vídeo encontrado no nosso canal no Youtube ou clicando no link aqui ao lado > Zarabatana Nerf – Por que fazer uma (no Brasil)? e diversos outros exemplos, alguns com tutorial, que aparecem na opção “Lançadores de Sopro” neste blog.

Comprovadamente, conforme pode ser observado no vídeo “Divulgação Oficial Zarabatralhas” no canal Zarabatralhas do Youtube, essa categoria, Lançadores de Sopro realmente cativa adultos e crianças e deveria fazer parte da infância e da vida das pessoas pois, estimula a aprendizagem, criatividade, coletividade, esportividade, além de ser, em qualquer idade, um excelente instrumento anti-stress (eu que o diga), bem como tem ação benéfica no sistema respiratório.

E ainda por cima me permite falar desse hobby com naturalidade, contando para as pessoas que seus filhos poderiam brincar com os Lançadores de Sopro que, em ainda sendo um termo desconhecido, me permite detalhar um pouco mais do que se trata, obtendo, muitas vezes, a aprovação até daqueles que sabidamente, não se sentiriam confortáveis se ouvissem, logo de cara, que eu estaria sugerindo oferecer uma “arma de sopro” aos seus filhos.

Para finalizar

Lançadores de Sopro são os equipamentos dos Guerreiros do Sopro e, assim como os Cavaleiro Jedi, o treinamento do Guerreiro do Sopro só se completa quando o guerreiro constrói o seu próprio LANÇADOR DE SOPRO. Vide os exemplos abaixo (fotos tiradas dos artigos aqui postados);

Faça o seu. Treine suas habilidades para participar de futuros torneios, incluindo o de melhor equipamento. Faça vídeos de suas atividades de Guerreiro do Sopro e nos avise para que possamos destaca-lo na nossa área de “Guerreiros em Ação

Acima de tudo, brinque com segurança pois, na verdade, basta um tubo de PVC e canudinhos de papel para proporcionar muita diversão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s